terça-feira, 9 de junho de 2009

Escrituração digital

Prazo da escrituração digital vai até o dia 30

Contabilistas têm até o últi­mo dia útil deste mês para substituir os livros de escritu­ração mercantil de suas em­presas para os equivalentes di­gitais oferecidos pela Junta Comercial do Rio de Janeiro Jucerja). O sistema gera um arquivo digital para as infor­mações das empresas envia­das pelos seus contadores que, através do Programa Vali­dador e Assinador (PVA) e é transmitido a Receita Federal. A Junta Comercial, por meio do Sistema Sped, busca então no banco de dados da Receita Federal os livros a serem anali­sados e autenticados.
"As sociedades empresa­riais sujeitas a tributação do Imposto de Renda com base no lucro real em relação aos fatos contábeis ocorridos em 10 de janeiro de 2009 até hoje, são obrigadas a assinar digi­talmente os livros contábeis. O prazo vai até 31 de maio de 2009", disse o superintendente de informática da Jucerja, José Luciano da Silva.
O Sped tem como objetivo registrar as atividades realiza­das com uma escrituração contábil. As informações rela­tivas à Escrituração Contábil Digital (ECD), disponíveis no ambiente nacional do Sped, serão compartilhadas com as administrações tributárias dos estados, do Distrito Fede­ral e dos municípios, e com ór­gãos e entidades da adminis­tração pública federal direta e indireta que tenham atribui­ção legal de regulação, norma­tização, controle e fiscalização dos empresários e das socie­dades empresariais.
A Escrituração Digital é obrigatória para as empresas conforme Instrução Normati­va RFB nº 926, de 11 de março deste ano, e o prazo se refere aos fatos contábeis ocorridos entre 10 de janeiro de 2008 e 31 de maio de 2009. A Jucerja já oferece também a guia de ar­recadação para o pagamento da Autenticação do Livro Mer­cantil, disponível no endereço WWW.jucerja.rj.gov.br.
Fonte: Jornal do Commercio - Rio de Janeiro - 09.07.09 - A-15

Nenhum comentário:


Registre as histórias, fatos relevantes, curiosidade sobre Paulo Amaral: rasj@rio.com.br. Aproveite para conhecê-lo melhor em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b277b.htm

Eis o veículo (Motorella) que tenho utilizado para andar na ciclovia da Lagoa e ir ao trabalho sem suar