terça-feira, 2 de março de 2010

Jornal do Commercio - Dicas de Português - Dad Squarisi - 1º.03.2010 - B-14

Prefixação


Com o auxílio do prefixo, a palavra mantém a classe gramatical. Mas acrescenta ideia nova de tamanho (microblog), de oposição (anti-intervenção), de associação (coabitar). Lidar com essa turma não é mole. Melhor comer pelas beiradas. Comecemos pelos intolerantes. São os prefixos chega pra lá. Eles não admitem a proximidade com qualquer palavra. Por isso sempre se usaram e continuam a se usar com hífen. O ex- serve de exemplo. As duas letrinhas dão recado claro. Dizem que o ser antecedido por elas foi, mas deixou de ser. É o caso do ex-marido. Ele dividiu o leito nupcial com a mulher. Não divide mais. É o caso também de ex-presidente. Sua Excelência se sentou na cadeira-mor da instituição. Não se senta mais.

E os outros? Além, aquém, pós, pré, pró, recém, sem, vice, soto, soto, vizo: além-mar, aquém-muros, pós-graduação, pré-primário, pró-reitor, recém-chegado, sem-terra, vice-presidente, sota-piloto, soto-mestre, vizo-rei.

Regras de ouro



Vamos combinar? Os intolerantes nunca constituíram problema. O xis da questão são os outros. Duas regras de ouro resolvem uns 90% das dúvidas. Use o tracinho quando:

1. O prefixo for seguido de h: pré-histórico, anti-humano, super-homem, extra-humanidade, semi-hospitalar, pseudo-herói, pós-homérico, extra-habitual.

Exceção? Grafias tradicionais se mantêm. Valem os exemplos de reaver, inábil, anistórico, desumano.

O co- e o re- passaram a sofrer de alergia. Com eles é tudo juntinho: coerdeiro, coabitação, reaver, reouve.

2. Letras iguais se encontrarem: contra-ataque, anti-inflamatório, mini-internato, semi-irregular, auto-observação, micro-ondas, tele-escola, hiper-rico, inter-racial, sub-bloco, super-romântico.

A propósito:



a. O co- e o re- continuam alérgicos: coordenação, cooperar, reeleição, reelaborar.

b. O sub- enfrentou uma encrenca. Para evitar encontro consonantal como o que ocorre em abraço, pede hífen quando seguido de r: sub-região, sub-raça, sub-reptício, sub-rogar.

c. Se letras iguais se rejeitam, letras diferentes se atraem: autoescola, infraestrutura, aeroespacial, agronegócios, autoanálise, coedição, semiobscuro, miniolimpíada, microblog, microavanços, megaexposição, anticorrupção, semicírculo, contracheque, subsolo.

d. Pronúncia exige respeito. Pra mantê-la, temos de recorrer a truques da língua. Se o r ou o s ficarem entre duas vogais, dobram-se as letras: minirrevista, minissaia, megarregião, antirreforma.

Registre as histórias, fatos relevantes, curiosidade sobre Paulo Amaral: rasj@rio.com.br. Aproveite para conhecê-lo melhor em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b277b.htm

Eis o veículo (Motorella) que tenho utilizado para andar na ciclovia da Lagoa e ir ao trabalho sem suar