terça-feira, 10 de julho de 2012

Jurimetria no direito societário e no mercado de capitais

Revista Capital Aberto


Associação Brasileira de Jurimetria terá núcleo de direito societário e mercado de capitais


Danilo Gregório

Dedicada a estudar o mundo jurídico por meio de pesquisas empíricas e de estatística, a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) quer se aproximar mais do direito societário e do mercado de capitais. Esses serão os focos de um dos quatro núcleos de pesquisa que a entidade pretende montar até o fim deste ano. As outras áreas de estudo ainda não estão 100% definidas, mas é provável que sejam as de direito trabalhista, tributário e econômico, segundo Marcelo Guedes Nunes, presidente da instituição.

A dispersão acionária e seu impacto na estrutura de governança corporativa das sociedades anônimas é um dos assuntos que estão na pauta dos pesquisadores. Outro é o contingenciamento de pendências judiciais nos balanços das empresas. "Queremos desenvolver modelos estatísticos para calcular as perdas futuras efetivas", explica Nunes.

A ABJ foi fundada por profissionais e pesquisadores do direito e não tem fins lucrativos. Seus recursos advêm, basicamente, da venda de pesquisas produzidas sob encomenda, que, muitas vezes, permanecem em caráter confidencial. Mas, com a criação dos núcleos, o objetivo é formar uma base de dados que também seja divulgada gratuitamente ao público em geral. "Nossos fundadores têm vida acadêmica intensa. Além da curiosidade pelos assuntos em si, também desejam contribuir para o funcionamento do direito e dos processos decisórios dos tribunais", diz Nunes.

Nenhum comentário:


Registre as histórias, fatos relevantes, curiosidade sobre Paulo Amaral: rasj@rio.com.br. Aproveite para conhecê-lo melhor em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b277b.htm

Eis o veículo (Motorella) que tenho utilizado para andar na ciclovia da Lagoa e ir ao trabalho sem suar